Recordista em doações de sangue da Fhemeron inspira solidariedade e compromisso com a vida

Oficial administrativo bate recorde de doações de sangue e inspira solidariedade em Rondônia

Por Secom - Governo de Rondônia

Publicado em:

Em Rondônia, um exemplo de solidariedade e compromisso com a vida se destaca entre os doadores de sangue. Roberto Redondo Souza, oficial administrativo, é o recordista em doações registradas na Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron). Com 93 doações documentadas desde abril de 2008, quando o sistema eletrônico da Fundação foi implantado, ele acumula mais de 100 doações ao longo dos anos, considerando os registros feitos anteriormente em fichas manuais.

Ao longo do tempo, Roberto Souza passou a realizar doações específicas de plaquetas, um processo diferenciado que pode ser feito mensalmente. “A gente vem pensando em fazer o bem ao próximo. Mesmo com o avanço da tecnologia, ainda não inventaram um substituto para o sangue. Isso foi o que me motivou inicialmente. Com o tempo, percebi que, além de ajudar os outros, também estava fazendo bem a mim mesmo, renovando o organismo e fortalecendo a saúde”, enfatizou.

GESTO SOLIDÁRIO 

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, salientou a importância da doação de sangue. “A Fhemeron tem um papel essencial na saúde pública, e doar sangue é um ato de amor ao próximo. O governo segue trabalhando para estimular iniciativas que incentivem esse gesto tão nobre e necessário.”

A gerente de captação da Fhemeron, Maria Luiza Pereira, enfatizou a importância de cada doador e o vínculo criado ao longo das doações. “Nós mantemos contato, criamos uma relação, conversamos sobre a importância desse gesto e sobre a diferença que cada doação faz na vida de quem precisa.”

Roberto Souza passou a realizar doações específicas de plaquetas.

INCENTIVO À DOAÇÃO 

Sobre sua primeira experiência como doador, Roberto Souza acredita que tudo começou ao ajudar um amigo que precisava de sangue. Desde então, transformou o ato em um compromisso contínuo. Para aqueles que ainda não doaram e têm receio, o doador deixa uma mensagem de incentivo: “É um gesto nobre. Precisamos entender que, ao doar para o próximo, também estamos fazendo bem a nós mesmos. É isso que tem que ser passado para sociedade”, ressaltou.

O recordista de doações da Fhemeron ainda faz questão de reconhecer a dedicação dos profissionais da Fundação e o suporte do governo de Rondônia na ampliação do serviço. “Quero agradecer à equipe e parabenizar pela estrutura e pelos projetos que possibilitam alcançar cada vez mais doadores, reconhecendo essa necessidade vital”, afirmou.

SOLIDARIEDADE 

A Fhemeron reforça a importância da doação regular de sangue e plaquetas para manter os estoques abastecidos e atender às demandas dos hospitais do estado. Quem deseja se tornar doador pode procurar a unidade mais próxima e contribuir com esse ato de amor e solidariedade.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.