Cerca de 200 profissionais de enfermagem paralisaram em manifestação na tarde desta terça-feira (17) contra o aumento no número de plantões determinado pelo Governo de Rondônia. O ato aconteceu em frente ao hospital e pronto socorro João Paulo II, na Zona Sul de Porto Velho.
Segundo o sindicato, técnicos, auxiliares e enfermeiros reivindicam a manutenção da carga horária de trabalho de 36 horas semanais, divididas em plantões de 12 horas. Atualmente os profissionais tiram de 12 a 13 plantões por mês, mas com a nova decisão do Estado passariam a tirar de 14 a 15 plantões por mês, com 40 horas semanais.
Os manifestantes ainda afirmaram que com a escala atual de plantões, as 40 horas já são cumpridas, pois eles trabalham sem pausa para descanso.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou que está cumprindo a determinação do Tribunal de Contas e do Ministério Público do Estado para a instalação do ponto eletrônico para cumprimento da carga horária, prevista em concurso público, e que deve começar a valer a partir de outubro.
Devido a manifestação, o trânsito ficou comprometido na Avenida Campos Sales, sendo utilizado apenas um lado da via.