Com o objetivo de garantir acesso e atendimento eficaz à população da região do Café, o Hospital Regional de Cacoal (HRC) realizou, em 2024, aproximadamente 53.365 mil consultas, 5.165 mil cirurgias e 39.521 mil exames de imagem. Além de atender pacientes da Região do Café, Central, Vale do Guaporé, Zona da Mata e Cone Sul, a unidade abrange um total de 34 municípios.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a unidade se tornou uma referência em suporte médico à população da região. “O HRC continua sendo um pilar fundamental para o atendimento médico na região, garantindo acesso à saúde para milhares de pessoas, seja em urgências, consultas ou procedimentos especializados. Seguimos trabalhando para ampliar cada vez mais esse atendimento e garantir que a população receba a assistência necessária, com excelência e humanidade”, ressaltou.
O hospital possui 166 leitos no total, sendo:
- 28 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulta;
- 7 pediátricos; e
- 4 salas de cirurgia.
A unidade conta também com um Centro de Reabilitação, que auxilia na reabilitação fisioterápica, dispondo de aparelhos de ultrassonoterapia fisioterápica, maca ortostática para a Unidade de Terapia Intensiva, elevadores e equipamentos para fisioterapia respiratória. O Centro atenderá pacientes internados que necessitam de reabilitação, bem como servidores assistidos pela Saúde do Trabalhador.
O titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha, frisou sobre os atendimentos realizados. “Os números alcançados pelo Hospital Regional de Cacoal em 2024 refletem o empenho da gestão estadual com a saúde da população, garantindo qualidade de vida e aprimoramento dos fluxos nas unidades.”