A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) está convocando doadores de sangue, em Porto Velho, para abastecer estoques de sangue de todos os tipos, “principalmente a tipagem sanguínea O- e A-, que se encontram zerados e o qual a demanda é maior, correspondente a 70% da população brasileira”, enfatizou o Assistente Social da fundação, Dimarães da Silva.
Ele explicou que devido à pandemia do novo Coronavírus, o número de doadores baixou bastante, e essa é uma realidade presente em todos os hemocentros do Brasil.
Outra observação feita por Dimarães da Silva, foi que “o ideal seria em média 80 a 100 doadores diariamente e a média atualmente está em 60% do ideal”. A fundação pede que as doações continuem, mas com cuidados, sem deixar de seguir recomendações contra a disseminação do vírus.
Doar sangue é uma atitude necessária, de solidariedade, cidadania e amor. Com uma única doação é possível salvar várias vidas. Procure a Fhemeron do seu município e ajude você também com esse gesto solidário.