Na manhã desta quarta-feira (11), a vereadora Ada Dantas Boabaid (PMN) realizou a entrega de votos de louvor para policias da Força Tática e Batalhão de Trânsito da Polícia Militar por atos de heroísmo. O evento ocorreu no Plenário da Câmara Municipal de Porto Velho.
Foram homenageados o 3º Sargento PM Vidal, CB PM Halisson, SD PM Janaína e SD PM J. Lima, que presenciaram uma residência em chamas e, sem medir esforços, quebraram a porta do imóvel e resgataram dois homens que não estavam conseguindo sair. Um deles foi carregado no colo enquanto o outro, deficiente visual, foi guiado para fora da casa. Os militares ainda utilizaram baldes com água para controlar o fogo até a chegada do Corpo de Bombeiros. Graças ao ato dos policiais, nenhum dos moradores ficou ferido.
“Estamos aqui por enaltecer o ato heroico destes policiais militares e elogiar pelo empenho de cumprir o juramento de servir e proteger, mesmo com o sacrifício da própria vida. Poucos são os homens capazes de cumprir o sacerdócio de colocar a vida de um terceiro na frente da sua”, ressaltou a vereadora.
Já o Subtenente PM Umbelino e a SD PM Ramos receberam a homenagem por terem salvo a vida de uma criança. Durante patrulhamento na zona leste da capital, os policiais avistaram uma mulher desesperada com uma criança de apenas dois anos, desacordada. A menina estava com a pele e língua roxas. O Subtenente então colocou a menina na viatura e pediu para que a SD PM Ramos dirigisse rapidamente para uma unidade de saúde. Durante o trajeto, o policial realizou respiração boca a boca e massagem cardíaca. Após ser atendida, o médico afirmou que a ação dos policiais foi de suma importância para salvar a vida da criança.
“Como vice-presidente da Associação dos Familiares e Praças da Polícia e Bombeiro Militar do Estado de Rondônia (Assfapom), fico feliz por poder elogiar, ainda que pelas redes sociais, pois sei do esforço dos policiais militares. O voto de louvor é apenas mais uma forma de podermos mostrar nossa gratidão pelo relevante serviço prestado por estes policiais”, finalizou Ada Dantas.