Em sessão realizada na tarde desta segunda-feira (16), a vereadora Ada Dantas Boabaid (PMN) apresentou o Projeto de Lei que proíbe a troca dos medidores, padrões, equipamentos de medição e/ou similares instalados pelas concessionárias e prestadoras de serviços essenciais em fornecimento de energia elétrica no âmbito do Município de Porto Velho sem a devida comunicação prévia ao consumidor. Como membro da Comissão dos Direitos dos Consumidores, Ada Dantas afirmou que a propositura do referido projeto é em decorrência de inúmeras reclamações dos populares junto ao Procon.
Conforme informações de moradores, servidores da Energisa chegam até o imóvel e sem qualquer tipo de notificação e/ou maiores informações acerca do novo padrão de energia, instalam o novo equipamento, que é blindado. Há ainda relatos de que o valor na conta de energia aumentou consideravelmente após a troca do aparelho medidor. “Empresa veio com promessa de solução para os apagões e acabou trazendo prejuízos. Ontem mesmo o centro de Porto Velho estava num verdadeiro apagão, e quantos outros locais ainda permanecem desta mesma forma? ”, indagou Ada Dantas.
No projeto apresentado pela vereadora, a concessionária deverá comunicar previamente o consumidor no prazo de 72 horas caso queira fazer alguma alteração e/ou troca do aparelho que faz a medição da energia.
“Nós precisamos fazer com que a Energisa respeite o cidadão de Porto Velho, porque ela não pode mais causar prejuízos”, disse a vereadora.
Fazendo cobranças à bancada federal de Rondônia, Ada Dantas pediu para que os deputados federais e senadores não façam manifestações ou falem sobre a Energisa apenas em época de campanha. “Nós queremos é agora, todos nós vereadores não podemos ir além do que nós estamos fazendo aqui, e já há várias iniciativas dos vereadores contra a Energisa, então, por favor, bancada federal, é um alerta, trabalhem em favor do povo de Rondônia”, concluiu Ada Dantas.