Após o jornal eletrônico JH Notícias, expor matéria informando o fim da classe de bombeiros civis em Rondônia, os deputados estaduais Jair Montes (Avante) e Laerte Gomes (PSDB) apresentaram Projeto de Lei, revogando a Lei nº 5067, de 15 de julho de 2021, passando a manter na íntegra a norma anterior, Lei nº 4.409 de 05 de novembro de 2021, mantendo a classe em Rondônia.
A proposta de exclusão da categoria em Rondônia, foi apresentado pelo deputado Aélcio da TV, que alegou ser uma profissão que não tem utilidade alguma, uma vez que obriga empresas, a exemplo de supermercados a contratarem bombeiros civis para não fazerem nada, onerando o consumidor com um funcionário que serve apenas para ficar em pé observando.
Várias empresas utilizam da mão de obra do Bombeiro Civil como parte de seus funcionários, a exemplo do Porto Velho Shopping, Defesa Civil da Prefeitura de Porto Velho, casa de show com grandes públicos, Governo de Rondônia entre outros. Com a exclusão da profissão, centenas de trabalhadores serão desligados de seus empregos nos próximos dias.
O JH Notícias parabeniza a atitude dos deputados Anderson Pereira (PROS) e Adelino Follador (DEM), que votaram contra o projeto apresentado por Aélcio da TV, bem como dos deputados Jair Montes e Laerte Gomes, que reconheceram a importância da manutenção dos empregos, e se solidariza com todos os trabalhadores, afirmando que vai continuar acompanhando todo o andamento do processo até a revogação definitiva da lei, mantando o emprego de centenas de trabalhadores que precisam levar o alimento para Suas mesas.