Unidade Fluvial de Saúde amplia atendimento em comunidades ribeirinhas e deputada Lebrinha destaca gestão do secretário Jefferson

A Unidade Fluvial Walter Bártolo, atende populações isoladas ao longo do rio Mamoré.

Por Assessoria

Publicado em:

Os profissionais de saúde especializados, médicos, enfermeiros e técnicos fazem a viagem nestes próximos dias 20 e 23 de julho às comunidades ribeirinhas isoladas do município de Guajará Mirim/RO, ao distrito de Surpresa e à aldeia indígena Sagarana.

“A ação do Governo do Estado é mais um sinal de compromisso com as comunidades isoladas, que necessitam de um atendimento especial pelo poder público. Nesse sentido, o secretário de estado da Saúde, Jefferson Rocha, com uma gestão humanizada, técnica e apartidária, com foco em trazer mais qualidade de vida às famílias por meio da Saúde, tem ouvido e atendido as solicitações de parlamentares e secretários municipais de saúde, fazendo um trabalho inédito no Estado de Rondônia”, destaca a deputada Gislaine Lebrinha, que comemora a atenção do Secretário e do governador Cel. Marcos Rocha, quanto sua indicação para ampliar os atendimentos pela Policlínica Fluvial às comunidades ribeirinhas.

A Unidade Fluvial já realizou outros atendimentos ao longo Rio Mamoré, neste ano, como em Deolinda, Barranquilha, Sotério, Sagarana, Baía das Onças, Ricardo Franco e outras, disponibilizando serviços, incluindo clínica geral, exames laboratoriais, triagem, odontologia, nutrição, estética, distribuição de medicamentos, testes rápidos para covid, glicemia capilar, sífilis, HIV, hepatites virais, serviços de cabeleireiro e atendimento veterinário.

Segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (SESAU), “além dos atendimentos, serão realizadas palestras educativas abordando temas como prevenção da gravidez na adolescência, combate ao abuso infantil e saúde emocional durante a gestação. A equipe multidisciplinar da unidade foi composta por médicos especialistas, enfermeiros, médicos veterinários, nutricionistas, dentistas, farmacêuticos, técnicos de enfermagem, assistentes sociais e psicólogos.”

A deputada Lebrinha, ressaltou a importância da Unidade médica fluvial e também, o trabalho em parceria com lideranças do distrito de Surpresa/GM, e de outras comunidades ribeirinhas, que transmitem diariamente os desafios enfrentados pelas famílias, e com isso possibilita a construção de soluções. “Como em Cavalcante, no Baixo Madeira, que está recebendo energia elétrica, em Porto Murtinho, no Vale do Guaporé, que será atendida com asfalto na RO-378, a Gleba Rio Preto, no Baixo Madeira, em que as aulas presenciais foram retomadas e a unidade escolar passa por reforma, e em Pedras Negras, que recebeu atendimento pelo Estado para reabertura e limpeza das vias”, pontuou Lebrinha, reforçando a necessidade de uma atuação construtiva entre parlamento estadual, governo do estado e prefeituras.

Fonte: Assessoria

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.