O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) homologou nesta terça-feira (17) o resultado da retotalização dos votos das Eleições 2022 e, com isso, diplomou Rafael Bento Pereira, conhecido como Rafael Fera, como deputado federal eleito por Rondônia. A cerimônia de diplomação ocorreu na tarde de quarta-feira (18), em ato realizado no gabinete da presidência do Tribunal.
A nova composição da bancada rondoniense foi definida após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que declarou inconstitucional a exigência de que os partidos atingissem ao menos 80% do quociente eleitoral para concorrer às sobras das vagas. Com isso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou o reprocessamento dos dados, aplicando a regra das maiores médias, válida a todos os partidos.
A retotalização foi executada pelo TRE-RO no dia 9 de junho, resultando na substituição do então deputado José Eurípedes Clemente, o Lebrão, que teve seu diploma cassado. A decisão foi homologada em sessão plenária nesta terça-feira (17), e o diploma expedido em seguida.
Na solenidade de diplomação, o presidente do TRE-RO, desembargador Daniel Lagos, entregou oficialmente o documento a Rafael Fera, em presença de autoridades convidadas, como o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, o deputado federal Rodrigo Camargo e o advogado Nelson Canedo.
Com a diplomação, Rafael Fera está oficialmente apto a tomar posse na Câmara dos Deputados, assumindo uma das cadeiras que representam Rondônia em Brasília.
Acompanhe mais conteúdos diários no Jornal Rondônia – O seu jornal eletrônico Rondoniense!
Imagens e informações do TRE-RO