O presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Walter Waltenberg Silva Junior, encaminhou à Assembleia Legislativa projeto de lei autorizando a utilização de recursos poupados para reformas futuras de prédios do interior para atender a despesas com pessoal.
Para o presidente, levar a matéria ao Pleno “faz parte da estratégia de gestão, para envolver os colegas nos detalhes da administração”.
A proposta foi aprovada por maioria, uma vez que muitos desembargadores preferiam outra solução para o pagamento das despesas correntes com pessoal, postergando para o próximo ano a quitação dessas verbas.
Há um passivo grande a ser quitado, tanto decorrente de decisões judiciais e extensões do CNJ, quanto as devidas ao Programa de Aposentadoria Incentivada e férias vencidas de servidores e magistrados.
Uma gestão conservadora do orçamento permite aos Poderes do Estado de Rondônia, há anos, não ter problemas orçamentários a comprometer a liquidação das despesas. Reconhecer a importância do trabalho extraordinário de servidores e magistrados é muito relevante para que continuemos “vestindo a camisa” do Judiciário”, disse.
Segundo Waltenberg, ainda que servidores “derrotados na eleição do Sinjur procurem propagar o caos, não há a menor possibilidade de atrasos salariais no Estado de Rondônia”, finalizou.