A retomada de atendimento médico aos ribeirinhos do Rio Madeira está prestes a voltar a normalidade, através da reativação do Barco Hospital Floriano Riva Filho. Parado há anos por falta de manutenção e aparelhos, o barco atualmente está passando por reforma, graças à emenda conquistada pela vereadora Ada Dantas Boabaid (PMN) junto ao ex deputado Jesuíno Boabaid (PMN).
O prefeito Hildon Chaves (PDSB) afirmou na época que a reforma total da embarcação era inviável, pois se trata de um barco antigo e uma reestruturação geral, segundo orçamento apresentado pela equipe do executivo municipal ficaria em torno de R$ 1 milhão e meio, fora dos planos de Hildon, que segundo ele o valor citado daria para comprar outro barco.
Preocupado, Jesuíno propôs juntamente com Hildon, que seja feita uma reforma básica com pintura, restauração parcial, aquisição de materiais como macas, aparelho de Raio X , ultrassonografia e outros deixando o barco em plena condição de atendimento. Os serviços vão ser cumpridos com um valor de emenda destinado por Boabaid no valor de R$ 300, 000,00 (Trezentos Mil). Jesuíno ainda destacou a importância da reativação da unidade de saúde fluvial em atender a população ribeirinha, que igual ao restante da população é muito carente no que diz respeito à saúde pública.
A vereadora Ada Dantas, sabendo da importância do barco para os ribeirinhos, intercedeu junto ao deputado Jesuíno para que fosse disponibilizada emenda para a reforma e reativação do referido barco. ““Mulheres e crianças tem sofrido muito com a falta desse barco, pois quando ele estava em pleno funcionamento, todas as viagens que ocorriam de 15 em 15 dias para o baixo madeira, havia cerca de três mil atendimentos. Tendo em vista que mulheres precisam fazer exames periodicamente e crianças constantemente precisam de médico, se faz necessária a restauração deste barco o mais urgente possível”, destacou Ada Dantas.
Concluindo, a vereadora citou a reforma que está sendo feita. “Com esse valor destinado por Jesuíno Boabaid, o barco voltará às atividades e a população ribeirinha é quem mais ganha com isso. O processo de reforma já está sendo executado e no prazo de aproximadamente 120 dias estará concluído”, finalizou Ada Dantas Boabaid.