Lula diz: “Simone Tebet será ministra no meu governo”

Lula garantiu a integrantes da cúpula do MDB que Simone Tebet será ministra. Planejamento é a pasta mais provável. Martelo será batido nesta sexta

Por Paulo Cappelli

Publicado em:

Lula garantiu na tarde de hoje (22/12) em reunião com integrantes da cúpula do MDB que Simone Tebet será ministra em sua gestão.

“Simone será ministra no meu governo”, disse Lula ao presidente do MDB, Baleia Rossi, e aos senadores Renan Calheiros e Eduardo Braga. A conversa ocorreu na tarde desta quinta-feira (22) no hotel onde o petista está hospedado em Brasília.

O presidente eleito agendou uma conversa com Simone Tebet para esta sexta-feira para bater o martelo. O mais provável é que Tebet vire ministra do Planejamento.

Diante da impossibilidade de assumir o Desenvolvimento Social, que será comandado pelo petista Wellington Dias, o MDB viu de forma positiva o aceno com o Planejamento. Durante a campanha, Simone Tebet organizou um jantar de Lula com economistas e ajudou o petista a quebrar resistências com o empresariado. A pasta compõe o núcleo duro do governo.

O Planejamento agrada ao MDB mais do que o Ministério Meio Ambiente, que chegou a ser oferecido pelo PT a Simone Tebet e tem Marina Silva como cotada.

Marina, Lula e Simone Tebet na campanha

No Planejamento, Tebet seria nomeada na cota institucional do MDB e pelo apoio dado a Lula no segundo turno. Já as bancadas do partido na Câmara e no Senado pleiteiam, respectivamente, os ministérios das Cidades e dos Transportes. Renan Filho chegou a ser convidado para o Planejamento, mas a pasta não agradou à bancada do Senado, que pleiteia um ministério com maior entrega de políticas públicas.

Já a pasta de Cidades foi cobiçada por Márcio França, do PSB, mas Lula avisou aos socialistas que pretende nomear como ministro um político de um partido com maior representatividade no Congresso Nacional. O MDB está na disputa.

Fonte: Paulo Cappelli

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.