Nesta terça-feira, 08, a deputada Gislaine Lebrinha (UNIÃO) recebeu uma homenagem do governador do Beni, Alejandro Unzueta por trabalhos em pró do projeto Integração Brasil e Bolívia. Ao entregar a honraria, o representante destacou a atuação da deputada como um instrumento realizador de sonhos. O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, Marcelo Cruz (PATRIOTA), também foi homenageado.
“Para você, uma sonhadora, junto com todos os seus colegas, está realizando um grande sonho de bolivianos e brasileiros”, destacou o governador do departamento do Beni.
A Lebrinha agradeceu pelo reconhecimento. “Um dia histórico para os brasileiros e bolivianos. Me sinto honrada por ser parte dessa história, e grata pela bonita homenagem. Agradeço também ao deputado federal Lebrão que é o pioneiro desta agenda pró integração entre os dois países, e ao presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Marcelo Cruz, também homenageado aqui, que tem colaborado para que o parlamento rondoniense avance nesta pauta. A integração Brasil x Bolívia ampliará a nossa fronteira econômica, cultural e turística.”
Andamento do projeto Brasil x Bolívia
Após o anúncio da abertura da licitação para contratação da empresa responsável pela construção da Ponte Binacional, que irá interligar o Brasil à Bolívia, o Ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), revelou na inauguração da IP4, que o projeto de construção da ponte está “100% pronto”.
O projeto de integração Brasil x Bolívia, em Rondônia, é defendido há mais de uma década por parlamentares, prefeitos e empresários do agronegócio. O deputado federal Lebrão (UNIÃO), na época deputado estadual, foi quem introduziu as discussões entre autoridades brasileiras e bolivianas, e também propôs a criação e presidiu a Frente Parlamentar de Integração Brasil-Bolívia, promovendo diversas audiências no Brasil e na Bolívia, mobilizando os poderes para a construção da Ponte Binacional, em Guajará-Mirim, e a instalação de uma balsa no rio Guaporé, para a travessia para Bolívia a partir de Costa Marques.
Em 2023, a Bancada Federal de Rondônia retoma o tema e promove uma audiência pública, em Brasília, com todos os senadores e deputados federais e estaduais representantes de Rondônia, com a participação de representantes do Governo Federal, reforçando o pedido para a construção da Ponte Binacional. No mesmo passo, o Governador de Rondônia, Cel Marcos Rocha (UNIÃO) e o senador Confúcio Moura (MDB), presidente da Comissão de Infraestrutura no Congresso Federal, têm trabalhado junto aos Ministérios responsáveis reivindicando a construção da Ponte Binacional.
Inauguração da IP4 em Guajará-Mirim
O evento contou com a presença do ministro dos Transporte, Renan Filho, do ministro de Portos e Aeroportos, Márcio Luiz França Gomes (PSB), do diretor-geral do DNIT, Fabricio de Oliveira Galvão, do diretor de Infraestrutura Aquaviária do DNIT, Erick Moura de Medeiros, do senador Confúcio Moura, do Governador de Rondônia Cel. Marcos Rocha e do Governador do departamento do Beni, Alejandro Unzueta.
A construção de 9 mil metros quadrados de área portuária oferece agora uma infraestrutura fluvial com acesso seguro ao oportunizar o controle do fluxo de passageiros e de cargas. A operação da IP4, que teve investimento aproximado de R$ 8,6 milhões, e assegura o embarque e desembarque, com segurança, de passageiros e cargas, independentemente dos regimes hídricos, reduzindo os custos logísticos de transporte fluvial, para empresas de navegação e usuários ribeirinhos e turistas, incrementando o comércio local.