A formação de policiais militares em curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras), através da Escola do Legislativo, mantida pela Assembleia Legislativa, foi destacada pelo deputado Jean Oliveira (MDB), durante pronunciamento na tarde desta terça-feira (20).
“Na semana passada, estive na solenidade de encerramento dos cursos de Libras e PM Digital, promovidos pela Escola do Legislativo, de forma inédita, após a nossa intervenção, resultou na capacitação de 37 policiais entre praças, cabos, sargentos e oficiais da PM, que agora estão aptos a atender ocorrências envolvendo pessoas surdas”, disse Jean.
O deputado pontuou as simulações promovidas no curso, com destaque para as abordagens na Lei Seca, na Maria da Penha, por furto e outras ações, com sucesso. “Seria importante que o nosso presidente, Laerte Gomes (PSDB), autorizasse a realização de curso semelhante no interior do Estado”, pontuou Jean.
Presente à solenidade, o secretário estadual de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Hélio Pachá, informou que, com a possibilidade de se aprovar uma matéria para a inclusão do curso de Libras para as forças de segurança pública, o Governo já está se ajustando a essa prática.
“O secretário já solicitou um outro curso, voltado aos negociadores da segurança pública, para que façam o curso de Libras, para atuarem num caso onde a vítima ou o suspeito seja surdo”, completou.
Ambiental
Jean Oliveira pontuou que as ações do Batalhão Ambiental precisam ser revistas, mas observou que não se pode exagerar ao criar um mecanismo de controle. “Estamos aqui, enquanto parlamentares, para ajudar, para contribuir. Já denunciei abusos do Batalhão Ambiental, mas é preciso ter cuidado, ter responsabilidade, não se pode generalizar”, finalizou.