Ieda Chaves incentiva plano de ação emergencial para reduzir filas no Sisreg

Entre as participações, Ieda Chaves acompanhou como convidada as atividades da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social (CSPAS).

Por Assessoria

Publicado em:

A deputada estadual Ieda Chaves prestigiou, na última terça-feira, 28, diversas reuniões das Comissões Temáticas da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALERO). Os eventos ocorreram visando tratar da legalidade e integridade das normativas apresentadas pelo Estado ou por Projetos Leis.

Entre as participações, Ieda Chaves acompanhou como convidada as atividades da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social (CSPAS). A principal pauta foi o setor da saúde pública rondoniense, alvo de reclamações pela existência de uma fila gigante para atendimentos médicos e/ou cirurgias.

“Nós sabemos que há a necessidade de cessar as filas existentes no Sistema Estadual de Regulação (Sisreg). Eu já estive, inclusive, com o secretário de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Ribeiro da Rocha, para saber as estratégias existentes para reduzir de forma considerável este tempo de espera. Temos muitas pessoas sofrendo e esperando por atendimento há meses ou por uma cirurgia, por exemplo”, diz Ieda Chaves.

Ela acrescentou ainda que o titular da Sesau garantiu que há recursos existentes para fazer, em primeiro momento, a contratação via setor privado dentro da legalidade jurídica até a construção de novas unidades hospitalares que devem oferecer maior atenção à população.

Por fim, Ieda Chaves reiterou que há gastos exorbitantes com cuidados médicos considerados paliativos enquanto os pacientes ficam no aguardo de cirurgias ortopédicas, por exemplo.

Convite

A Comissão, que é presidida pela deputada estadual Cláudia de Jesus, definiu que será oficializado um convite ao secretário de Saúde para que possa prestar esclarecimento, já na próxima semana, sobre as ações em execução e previstas no calendário.

Além disso, os integrantes da reunião organizaram um cronograma de visitas às unidades de saúde estaduais localizadas na capital.

Fonte: Assessoria

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.