Nesta terça-feira (05), a vereadora Ada Dantas Boabaid (PMN) teve a oportunidade de prestar justa homenagem aos policiais militares responsáveis pelo parto de uma criança no meio do Rio Madeira. Os agraciados foram os policiais SGT PM Francisnei Félix Paiva, CB PM Luiz Fabiano dos Santos e SD PM Carlos Ernane Araújo Silva, lotados no Batalhão Rondon (1ºBPM).
No dia 03 de outubro deste ano, os policiais militares supramencionados prestaram serviço de policiamento ostensivo no Distrito de Calama, no Baixo Madeira, e foram acionados por populares que informavam sobre uma gestante que estava em trabalho de parto. Os policiais constataram que a jovem Rosiane Gós de Menezes, 21 anos, não possuía meios de se locomover até o hospital maias próximo, bem como seu parto estava prestes a ocorrer. Pouco antes de meia noite os policiais iniciaram viagem de barco, com baixíssima visibilidade, bancos de areia devido ao baixo nível do Rio Madeira, formações rochosas, troncos de árvores e também o mau tempo. A embarcação bateu em um barranco e após diversas tentativas do SGT PM Paiva, o barco foi desencalhado e a viagem prosseguida.
Tendo em vista a situação em que se encontrava a gestante, como também as condições adversas, os policiais se empenharam e por volta de 0h30min realizaram o parto da pequena Ervelin. Mesmo sem materiais adequados, mas com muita força de vontade, o parto foi bem sucedido e por volta de 2h30min mãe e filha chegaram em Humaitá, sendo recepcionadas por uma equipe médica. Graças ao ágil e excelente trabalho desempenhado pelos policiais, Rosiane e sua filha sobreviveram.
Ada Dantas parabenizou os policiais pelo ato e afirmou que irá propor que eles sejam promovidos. “Queremos reconhecimento pelo ato de bravura destes policiais. Foi uma atitude que ultrapassou os limites da função. Com destreza e heroísmo os policiais salvaram mãe e filha. Esta ação poderia vir de um Bombeiro Militar, que recebeu informações para fazer isso, mas de um policial a gente pode esperar tudo mesmo”, finalizou a vereadora.