Na segunda-feira (18), o governador de Rondônia, Marcos Rocha, sancionou leis que garantem um merecido aumento salarial aos dedicados servidores da Segurança Pública do estado. As medidas, disponíveis no Diário Oficial do Estado, destacam o comprometimento desses profissionais em proteger a sociedade rondoniense e reconhecem seu papel fundamental.
O governador enfatizou a importância da Segurança Pública ao observar a melhoria significativa nos indicadores de redução de crimes e no aumento da eficácia na elucidação de casos. Ele atribuiu esse sucesso aos investimentos contínuos em equipamentos, tecnologia, inovação e, principalmente, à dedicação incansável dos profissionais. O aumento salarial, segundo o governador, é uma forma de honrar e recompensar esses esforços.
“O Governo de Rondônia está valorizando os profissionais que trabalham incansavelmente para proteger a sociedade, assim como tem feito em outras categorias. Nossas forças policiais são instituições sérias, compostas por pessoas honradas, que, somadas aos investimentos em equipamentos modernos, estão fortalecendo a segurança pública de Rondônia”, ressaltou Marcos Rocha.
O investimento do Governo de Rondônia nesse realinhamento salarial ultrapassa os R$ 800 milhões. A medida abrange policiais civis, militares, bombeiros militares, policiais técnico-científicos (Politec), policiais penais e socioeducadores. O reajuste será implementado de forma gradativa entre os anos de 2024 e 2026.
Os percentuais de aumento variam de acordo com a categoria, indo de 16,11% a 89,49% para policiais e bombeiros militares, e de 0,50% a 56,00% para a Polícia Civil e Polícia Técnico-Científica. O titular da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Felipe Bernardo Vital, destacou a relevância desse realinhamento para as forças de segurança, afirmando que a valorização do governo motiva ainda mais os profissionais a enfrentarem a criminalidade e a garantirem a segurança da população.