O deputado Fabio Schiochet (União-SC) foi eleito hoje (1º) o novo presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados. Ele assume o cargo com um mandato de dois anos, substituindo Leur Lomanto Júnior (União-BA), que finalizou seu período à frente do colegiado.
Composto por 21 membros titulares e igual número de suplentes, o Conselho de Ética é responsável por analisar casos de violação das normas de decoro parlamentar e aplicar as penalidades cabíveis, como a suspensão ou até a perda do mandato de parlamentares. Schiochet assume um momento de desafios, com uma grande expectativa para que o colegiado continue seu trabalho de forma imparcial e firme.
Durante sua posse, Schiochet expressou a dificuldade de tomar decisões tão impactantes, como a cassação de mandatos, destacando a importância de preservar a democracia. “O pior momento para este Conselho é cassar o voto popular de quem chegou aqui pelas urnas. A nossa missão é proteger a Casa e garantir que a democracia não seja atacada por quem deveria representá-la”, disse Schiochet.
O novo presidente tem experiência significativa na Câmara, tendo sido secretário de Comunicação da Casa entre 2019 e 2020 e presidido as comissões de Minas e Energia e de Defesa do Consumidor. Schiochet também se comprometeu a atuar com transparência e compromisso, focado na preservação dos princípios éticos e democráticos dentro da Câmara.
Nos últimos dois anos, o Conselho de Ética recebeu 35 representações contra parlamentares, o que destaca a relevância do trabalho do colegiado na manutenção da imagem e da moralidade do parlamento brasileiro.
Acompanhe mais conteúdos diários no Jornal Rondônia – O seu jornal eletrônico Rondoniense!
Mário Agra/Câmara dos Deputados