A lógica do vale tudo onde candidatos desesperados pelo poder realizam alianças sem qualquer alinhamento ideológico visando o projeto pessoal de poder chegou ao pleito da OAB/RO.
Uma foto divulgada por um jornalista da capital do Estado mostrou o registro de uma reunião entre a candidata a presidente da OAB/RO, Zênia Cernov, beijou a mão do governador de Rondônia, Coronel Marcos Rocha (PSL) e se tornou a candidata do Governo de Rondônia.
Vale ressaltar que centenas de advogados trabalham ou prestam serviços jurídicos para o Governo de Rondônia e o apoio explícito do Chefe do Estado pode levar a indução e até a coação de votos à Zênia, uma prática Legal, porém imoral de angariar poder eleitoral.
Porém, o que mais chama atenção e o fato de Cernov ser intimamente ligada com a esquerda rondoniense, inclusive, o seu marido Hélio Vieira era filiado ao PT e quase foi candidato ao senado pela legenda, mas quando o assunto é poder, Zênia esquece qualquer ideologia para se transformar a candidata do coronel.
O casal Hélio Vieira e Zênia Cernov possuem patrimônio milionário, grande parte recursos advindos de precatórios relacionados à processos sindicais de esquerda.
A foto divulgada pela imprensa local veio de um servidor do Estado que vazou a imagem e ainda afirmou ao jornalista que a parceria de Zênia e Marcos Rocha está selada.
Essa demonstração de maleabilidade ideológica visando apenas a vitória eleitoral e colocando a independência da Ordem nas mãos de grupos políticos não é bem vista por grande parte dos advogados, que preferem cada vez mais tirarem as amarras ideológicas que seguram a OAB em grande parte do território nacional.