Durante a manhã desta quinta-feira (30), trabalhadores que realizam a coleta de lixo nas ruas da capital foram flagrados exercendo suas funções debaixo de chuva, sem o devido Equipamento de Proteção Individual (EPI) que lhe garante proteção contra resfriados, bem como outras enfermidades.
Um morador da zona leste avistou os funcionários da Eco Porto trabalhando na chuva e sem capa de proteção, porém, devido à chuva estar bastante forte não conseguiu fazer registro fotográfico. Já no Bairro Cidade Nova, na zona sul da capital, outro morador flagrou os servidores trabalhando com insalubridade.
“Gari tem direito de capa de chuva para o trabalho, pois faz parte das normas de segurança, que tem a intenção de prevenir os trabalhadores de doenças e acidentes. É desumano colocar o gari pra trabalhar recolhendo o lixo nessa época, sem a capa de chuva”, desabafou a vereadora Ada Dantas Boabaid
A vereadora encaminhou o ofício 018/2020 ao gerente de filial, Emiliano Marinho, da Marquise Concessionária de Coleta de Lixo, solicitando que seja disponibilizada capas para a proteção contra a chuva aos garis. “Por ser serviço realizado por uma concessionária de serviço público, cabe a mim, como vereadora, fiscalizar e buscar solução para que os trabalhadores possam executar seus serviços com mais dignidade”, finalizou a vereadora.