A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou, nesta terça-feira (22), o balanço oficial da Operação Semana Santa e Tiradentes 2025, encerrada às 23h59 de segunda-feira (21). A ação intensificou a fiscalização nas rodovias federais de Rondônia entre os dias 17 e 21 de abril, com o objetivo de prevenir acidentes e combater infrações de trânsito durante o feriadão.
Durante a operação, foram fiscalizados 2.474 veículos e abordadas 4.074 pessoas. Os agentes da PRF realizaram 1.886 testes de alcoolemia, que resultaram na prisão de sete motoristas por embriaguez ao volante. No total, foram emitidos 1.282 autos de infração e 88 veículos foram recolhidos por irregularidades.
O balanço também apontou a prisão de 29 pessoas por crimes diversos, reforçando o foco da PRF em pontos estratégicos das BRs que cortam o estado. A operação teve como prioridade coibir comportamentos de risco, como excesso de velocidade, ultrapassagens perigosas e a combinação de álcool e direção.
Apesar dos esforços, foram registrados 21 acidentes, com 38 pessoas feridas e cinco mortes. Dois sinistros se destacaram: o primeiro, no dia 18, envolveu uma ambulância e um caminhão na BR-364, em Candeias do Jamari, e resultou na morte de quatro pessoas. O segundo, no dia 20, em Pimenta Bueno, também na BR-364, vitimou um caminhoneiro de 44 anos após a colisão entre duas carretas.
Por conta da operação abranger dois feriados consecutivos neste ano, não foi realizada comparação com os dados de 2024. A PRF ressaltou que, além da fiscalização, a segurança nas estradas depende da responsabilidade dos motoristas, reforçando a importância da consciência no trânsito para a preservação de vidas.