Na madrugada desta quarta-feira (05), uma operação conjunta entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Militar de Rondônia (PMRO) resultou na prisão de quatro criminosos na BR-364, em Jaru/RO. Os detidos eram suspeitos de praticar roubos no município de Vilhena/RO e estavam em posse de armas, munições e veículos roubados.
A ação teve início por volta das 04h00, quando a equipe da PRF recebeu uma informação sobre um Toyota Hilux vermelho com registro de roubo, trafegando pela rodovia com destino a Ariquemes. De posse da denúncia, os agentes montaram um cerco nas proximidades do km 442. O veículo foi avistado e abordado com o apoio da PMRO, que acompanhava os suspeitos.
Durante a abordagem, além da prisão dos quatro infratores, foram apreendidas uma pistola do tipo airsoft, munições de diversos calibres (.9mm, .12mm, .30mm, .38mm e .17mm), celulares e outros objetos provenientes dos crimes. A caminhonete Toyota Hilux e uma motocicleta Yamaha Fazer, que estava na carroceria do veículo, também foram recuperadas.
O roubo de veículos é uma das modalidades criminais que mais preocupam as autoridades. De acordo com o Mapa da Segurança Pública 2024, desde 2022, mais de 130 mil ocorrências desse tipo são registradas anualmente no Brasil. Em Rondônia, a PRF demonstrou eficiência no combate a esse crime, recuperando 132 veículos apenas em 2024.
A PRF reforça a importância da colaboração da população na recuperação de veículos roubados. Motoristas que tiverem seus bens subtraídos podem cadastrá-los no portal da PRF através do site www.prf.gov/sinal. O registro aciona um alerta imediato aos agentes mais próximos, aumentando as chances de recuperação dos bens e prisão dos criminosos.