No final desta sexta-feira (12), a Secretaria de Estado, Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) instalou uma unidade móvel do Centro Integral de Comando e Controle no residencial Morar Melhor, bairro Aeroclube, zona Sul de Porto Velho. Essa ação integra as iniciativas para combater a criminalidade na capital.
A unidade móvel, recém-lançada, oferecerá suporte às ocorrências da Polícia Militar e demais forças de segurança. Equipada para coordenar e executar operações de segurança pública, a estrutura conta com um sistema de radiocomunicação, incluindo uma repetidora transportável, HTs para comunicação de voz da equipe de campo e sistema de comunicação por rádio.
A instalação dessa unidade móvel é parte das medidas para combater a criminalidade no estado. Como parte do esforço, o governo também estabeleceu o Gabinete Integrado de Gerenciamento de Crise na última terça-feira, em resposta à recente onda de criminalidade na região.
Durante a semana, pelo menos nove assassinatos foram registrados apenas em Porto Velho. A Polícia Militar intensificou seu efetivo desde o último final de semana, posicionando equipes em pontos estratégicos da cidade para reprimir a criminalidade. O investimento na unidade móvel, avaliado em R$ 8 milhões, provém do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP).