Policia Federal investiga esquema de transporte ilegal de madeira em RO

Se trata de receptação, comercialização e transporte ilegal de madeira em Nova Dimensão, distrito de Nova Mamoré – RO.

Por Jornal Rondônia

Publicado em:

Foi deflagrada nesta segunda – feira (13/03) pela Policia Federal – PF a Operação DOF camaleão, que visa desarticular um grupo criminoso responsável por um esquema de fraudes a Documentos de Origem Florestal – DOF. Se trata de receptação, comercialização e transporte ilegal de madeira em Nova Dimensão, distrito de Nova Mamoré – RO.

Entre os envolvidos está uma madeireira suspeita de emitir DOF falso e tentar transportar madeira de Rondônia para o estado de Minas Gerais.

De acordo com a PF, as investigações começaram no ano de 2022, durante uma fiscalização, foi encontrado uma “ inconsistência na apresentação do DOF. Um caminhão que transportava  84,26m³ em madeira de Nova Mamoré com destino a Itabira – MG, mas o documento apresentado era referente a um transporte realizado em 2018. O Flagrante aconteceu em Vilhena.

Ainda foram identificados o mesmo modus operandi de criação de DOFs falsos pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Ibama. No total, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão em Nova Dimensão e em Vilhena.

Os investigados poderão responder por crimes de falsidade de documento público, venda, depósito, transporte ou guarda de madeira sem licença válida para armazenamento, de acordo com suas participações.

Fonte: Jornal Rondônia

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.