Membros de uma organização criminosa, especializada em furtos de veículos com uso de dispositivo bloqueador de sinal remoto, conhecido como ‘chapolin’, foram alvos de uma operação da Polícia Federal na manhã desta terça-feira (31), em Porto Velho.
A ação da Polícia Federal em Porto Velho, realizada em conjunto com outras forças de segurança, teve como alvo membros de uma organização criminosa especializada em furtos de veículos. Essa quadrilha utilizava um dispositivo conhecido como ‘chapolin’ para bloquear sinais remotamente, facilitando os furtos.
Durante as investigações, a Polícia Federal identificou que esses suspeitos não operavam somente em Porto Velho, capital de Rondônia, mas também cometiam crimes nos estados vizinhos, como Acre, Roraima e Mato Grosso.
No total, 21 mandados de busca e apreensão foram cumpridos pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Rondônia (FICCO). A operação resultou na apreensão de munições, uma máquina de contar dinheiro, e uma motocicleta. Além disso, uma pessoa foi presa em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e por receptação.
É importante destacar a colaboração entre diferentes forças de segurança, como a Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal e a Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), mostrando uma ação conjunta para combater o crime organizado e seus desdobramentos em múltiplos estados da região.
Essas operações são fundamentais para desmantelar organizações criminosas e interromper suas atividades ilícitas, contribuindo para a segurança e ordem pública.