A Polícia Civil do Estado de Rondônia, por intermédio da 1ª Delegacia de Buritis em ação conjunta com a 1ª Delegacia de São Miguel do Guaporé, deflagrou nesta semana mais uma ação exitosa no combate aos crimes contra o patrimônio.
Conforme a ocorrência, a vítima E.B. fez um Pix errado e o recebedor se negou a devolver o valor. Ela procurou a Polícia e fez a denúncia do crime registrando ocorrência.
Os policiais do Serviço de Investigação e Capturas-SEVIC rastrearam a destinação do dinheiro e descobriram que G.M.R. foi o recebedor do “presente”.
Os delegados Lucas Favarin(São Miguel do Guaporé) e Gonçalves(Buritis) participaram da ação exitosa. A autoridade policial interrogou o suspeito que confirmou o recebimento do valor e decidiu devolveu o dinheiro à vítima.
O código Penal em seu Art. 169 prevê que é crime a conduta de Apropriar de algo recebido por erro e recusar a devolução.
A ação rápida e eficaz da Polícia Civil resultou na restituição do erário a vítima. E.B. agradeceu muito aos policiais, porque o dinheiro era economia de muitos anos e de repente havia perdido.
O delegado Leomar, da Delegacia de Buritis, adverte que além de erros é recorrente hoje os crimes de estelionatos por meio de Pix. A autoridade policial orienta a população para evitar a “compra combinada” ou “venda simulada” em que o estelionatário força as duas partes mentirem (comprador e vendedor), além de outros artifícios (truques) criminosos.
Os criminosos simulam vantagens as duas partes e criam um cenário ilusório (mentiras tais como: preços baixos para quem está comprando ou preço bem alto a quem está vendendo).
Fiquem atentos e se alguém mandou você mentir ou omitir, ao lhe vender algo ou ao simular uma compra qualquer DESCONFIE e chame a Polícia.