Um pescador profissional foi detido após ser flagrado fazendo transporte irregular de 600 kg de pescado na BR-364, em Porto Velho, na noite de sexta-feira (15). O flagrante foi feito pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Batalhão de Polícia Ambiental (PMA).
Segundo a Polícia Ambiental, o pescador dirigia uma picape pela rodovia e quando passou pelo posto da PRF, sentido Acre, os agentes viram caixas de isopores na carroceria do veículo e ordenaram a parada do motorista. Além do pescador profissional, no veículo havia um passageiro.
Ao detectar que nas caixas haviam pescado, a PRF acionou os policiais militares ambientais, que constaram o transporte de 438 quilos de várias espécies de peixes, como tamuatá, jaú, tucunaré, pintado, dourado, pescado, bacu e pirapitinga.
No meio da carga de peixes, os policiais ambientais encontraram cerca de 200 quilos de pirarucu, com medidas abaixo do permitido por lei (1,20m). Segundo a Polícia Ambiental, o guia do pescador que permite o transporte do pirarucu estava em branco.
Por infringirem a legislação, o motorista e o passageiro foram conduzidos até a Central de Polícia de Porto Velho pela PRF. Já os 438 quilos de peixes apreendidos foram doados a entidades filantrópicas da capital, conforme termo de doação feito pela BPA.