Na manhã desta quinta-feira (23), um homem foi preso em flagrante pela Polícia Federal (PF) no município de Ji-Paraná, em Rondônia, por armazenar material de abuso sexual infantojuvenil. A prisão ocorreu no âmbito da operação policial “Shady”, que visa combater crimes relacionados à aquisição, armazenamento e compartilhamento de conteúdo envolvendo exploração sexual de crianças e adolescentes.
Segundo as investigações da PF, o suspeito compartilhava o material ilícito por meio da internet, ampliando a disseminação dos arquivos de abuso. Durante a ação, agentes federais realizaram buscas na residência do homem, onde encontraram evidências suficientes para sua detenção imediata.
A operação Shady é parte de um esforço contínuo da Polícia Federal para identificar e deter envolvidos em crimes de exploração sexual infantojuvenil, que estão entre os mais graves previstos na legislação brasileira. O suspeito detido em Ji-Paraná responderá por crimes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que inclui a aquisição, o armazenamento e o compartilhamento de material de abuso sexual infantojuvenil.
De acordo com a PF, ações como essa têm como objetivo proteger a integridade e os direitos das crianças e adolescentes, bem como desarticular redes de distribuição desse tipo de conteúdo criminoso.
A sociedade pode contribuir com o trabalho das autoridades denunciando casos suspeitos de exploração sexual infantil por meio do Disque 100, que garante o anonimato do denunciante.