PUBLICIDADE

Evangelizador é condenado por abuso, tráfico de drogas e tentativa de fuga em Cesea de Rondônia

Homem atuava há mais de 10 anos como voluntário religioso no centro socioeducativo; pena passa de 11 anos de prisão

Por Jornal Rondônia

Publicado em:

PUBLICIDADE

Um evangelizador que atuava como voluntário no Centro Socioeducativo de Ariquemes (Cesea) foi condenado a 11 anos, 6 meses e 20 dias de reclusão, além de pena de detenção e pagamento de multa, pelos crimes de exploração sexual, tráfico de drogas e facilitação de tentativa de fuga de adolescentes internados na unidade.

De acordo com o Ministério Público de Rondônia (MP-RO), os crimes ocorreram entre maio e junho de 2024, período em que o réu usava o trabalho religioso como fachada para se aproximar dos internos. A atuação dele como evangelizador no Cesea já durava mais de uma década.

Segundo relatos colhidos durante a investigação, o homem iniciava conversas com conotação sexual e, sob o pretexto de realizar orações, se aproveitava para cometer abusos dentro da unidade. Um dos adolescentes revelou que os abusos aconteceram pelo menos duas vezes nas proximidades das celas.

Além da exploração sexual, o evangelizador entregou porções de maconha e duas serras aos internos, com a intenção de auxiliar em uma tentativa de fuga. O plano, no entanto, foi descoberto pelos agentes socioeducativos, que flagraram os adolescentes durante o corte das grades.

Outros adolescentes ouvidos pela equipe técnica da unidade confirmaram os abusos e o envolvimento do evangelizador na entrega dos objetos ilegais.

A sentença, que prevê o cumprimento em regime fechado, também manteve a prisão preventiva, decretada ainda em 2024, quando o caso veio à tona.

O MP-RO destacou a gravidade dos crimes, especialmente por terem sido cometidos em ambiente de acolhimento e recuperação de menores infratores, onde o réu, na condição de líder religioso, deveria zelar pela integridade dos internos.

Imagem: depositphotos

Fonte: Jornal Rondônia

PUBLICIDADE