Um intenso confronto armado marcou uma operação policial nesta terça-feira (18), quando policiais civis cumpriam mandados de prisão preventiva contra dois suspeitos de crimes na região. A ação ocorreu na Rua Careiro, localizada atrás da Escola de Samba A Grande Família, no bairro de São José Operário, Zona Leste da capital amazonense.
Um dos criminosos, identificado como José Ronald Menezes dos Santos, 25 anos, reagiu à abordagem e abriu fogo contra os policiais, que revidaram. Durante o tiroteio, ele foi atingido e imobilizado. Seu comparsa, ao testemunhar a reação policial, optou por se entregar sem resistência.
Veja também:
A equipe do 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP), responsável pela operação, já investigava a dupla por envolvimento em assaltos nos bairros de Petrópolis e Parque Dez, situados nas Zonas Sul e Centro-Sul. Entre os crimes atribuídos a José Ronald estão um roubo com reféns contra uma família de pastores evangélicos e outro ataque similar na casa de um colecionador, atirador desportivo e caçador (CAC).
Após ser alvejado, José Ronald foi socorrido pelos próprios policiais e levado ao Hospital e Pronto-Socorro Dr. João Lúcio, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu. O corpo foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML), enquanto seu comparsa foi conduzido ao 1º DIP, onde permanecerá à disposição da Justiça.
As investigações continuam para apurar o envolvimento da dupla em outros crimes na capital.
Veja vídeo e imagens: