Um trabalhador ficou gravemente ferido na manhã desta quinta-feira (8), ao tentar evitar a fuga de adolescentes infratores que cumprem pena na Unidade de Internação Masculina Provisória, localizada ao lado da Academia de Polícia Civil, na Avenida Amazonas, Bairro Escola de Polícia.
As informações obtidas pela reportagem são de que dois adolescentes armados com chunchos, armas artesanais feitas dentro da unidade, tentaram furar os agentes. Um dos servidores sofreu cortes grandes e profundos, ficando com a mão dilacerada, ao tentar segurar um dos infratores que pulava a concertina. Infelizmente, apesar de todo o esforço do servidor, não foi possível evitar a fuga dos infratores armados.
Localizada na zona leste de Porto Velho, a unidade é conhecida pelas inúmeras fugas ocorridas quase que todas as semanas. De acordo com um dos servidores que preferiu não se identificar, atualmente o efetivo de aproximadamente seis servidores por plantão, para tomar conta de 17 internos em média. Parte da população carcerária responde por crimes como homicídio e latrocínio, sendo alguns integrantes de facção criminosa.
O denunciante relata ainda que mais de 10 internos conseguiram fugir e até hoje não foram recapturados. O baixo número de servidores e a fragilidade da estrutura da unidade de internação facilita a fuga dos infratores. Os trabalhadores alegam ainda serem considerado omissos por não conseguirem evitar a fuga dos internos.