Um comerciante de 59 anos teve 90% do corpo queimado por conta de uma explosão de uma botija de gás neste domingo (4), em Vilhena (RO), cidade a 700 quilômetros de Porto Velho. A esposa dele também foi atingida. O casal teve queimaduras de 2º e 3º grau, segundo o Corpo de Bombeiros.
A corporação informou que, no momento do resgate, o homem estava consciente, mas em estado grave. Ele foi encaminhado para o Hospital Regional da cidade e internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
O casal relatou que comprou a botija no dia anterior, sábado (3), e quando foi acender o fogo houve a explosão.
Um vídeo gravado por uma moradora da cidade mostra o teto da residência completamente destruído, além de outros danos materiais. Segundo o Corpo de Bombeiros, não houve fogo, mas a pressão da explosão foi suficiente para causar o estrago (assista abaixo)
Nesta segunda-feira (5), a direção do Hospital Regional informou ao g1 que o comerciante continua internado em estado grave, aguardando a transferência para uma vaga em um centro especializado de Porto Velho.
A mulher também ainda está no hospital, mas deve passar por exames e, caso os resultados sejam positivos, receberá alta médica.
Investigação
Para descobrir as causas do acidente, a perícia analisar alguns pontos, como exemplo:
- se o registro e a mangueira que ligam o gás ao fogão estavam dentro da validade ou possuem certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) ;
- se a botija de gás estava de acordo com as normas nacionai;
- se houve algum problema no fogão.
O caso deve ser investigado pela Polícia Civil.