Nesta temporada de festas de final de ano, é costumeiro ver os fogos de artifício nos céus, que chegam a ser bonitos, porém, podem ser um grande perigo quando ainda estão no chão. Por isso, é preciso redobrar os cuidados para evitar acidentes com estes artefatos, pois os danos causados podem ser irreversíveis; desde queimaduras, amputações de membros do corpo e até mesmo, perda da audição.
A Diretoria de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia – CBMRO faz orientações à população, para que esta época de confraternização e alegria, não acabe em dor e sofrimento. “Os fogos de artifício costumeiramente são soltos por pessoas inabilitadas, o que aumenta a possibilidade de acidentes. Mesmo sendo um material menos potente, existe um grande potencial de causar queimaduras e machucar quem solta os fogos ou pessoas que estão ao redor”, esclareceu o diretor substituto, Jailton Pinheiro.
Jailton Pinheiro lembra ainda que os acidentes como queimaduras, incêndios e pânico, provocados pelos estampidos são comuns nesta época do ano, entre as pessoas que utilizam os artefatos. Diante destes problemas citados, o tenente do CBMRO esclarece sobre o uso dos diversos tipos, modelos de fogos e dá algumas dicas de segurança para que as festas de fim de ano sejam aproveitadas com segurança.
SHOWS PIROTÉCNICOS
Os fogos montados em grupos conhecidos como baterias com disparos repetidos e simultâneos, se caracterizam como shows pirotécnicos e só devem ser realizados por profissionais habilitados, denominados “Blasters”, pois são técnicos na área e com formação para atuarem com esses materiais. As casas de fogos devem ter as credenciais do Corpo de Bombeiros de Rondônia e do Exército Brasileiro, com técnicos habilitados para realizar e orientar o devido uso deste material.
ORIENTAÇÕES
O diretor substituto de Atividades Técnicas do CBMRO, Jailton Pinheiro, citou alguns cuidados básicos que precisam ser tomados durante as festas de final de ano:
– Somente adquira fogos de artifícios em locais devidamente autorizados pelo Corpo de Bombeiros e Exército Brasileiro, pois estão liberados para comercialização dos respectivos produtos e sempre confira o certificado de garantia;
– Ler atentamente o rótulo de segurança e data de validade dos artefatos no momento da compra e durante sua utilização;
– Manter caixas de fósforos ou isqueiros em locais fora do alcance das crianças;
– Nunca solte fogos em ambientes fechados, e quando o fizer em locais abertos, atente para sua segurança e de outros e obedeça rigorosamente às instruções da embalagem;
– Evitar a ingestão de bebida alcoólica antes de manusear fogos de artifício;
– Para a queima de rojões, utilize um suporte adequado e o mantenha fora do alinhamento do corpo, bem como a projeção inclinada para uma área segura;
– Cuidado com o efeito retardado. Os fogos podem falhar temporariamente; se isso ocorrer considere o artefato ativo;
– Evitar acender bombas na mão, utilize uma base segura e o acenda com segurança; não coloque o artefato em bolsos;
– Evite soltar fogos próximo à rede de energia elétrica, a hospitais e locais de concentração de público;
– Em caso de queimaduras, procure aliviar a dor imergindo a parte afetada em água potável e se necessário, procure imediatamente auxílio médico. Caso seja preciso, ligue 193, gratuitamente.