A vacinação foi um dos destaques do Dia do Bem, evento solidário realizado por um grupo de comunicação da capital e que reuniu, ainda, a testagem para detecção da covid.
“A Prefeitura aceitou participar deste evento através da vacinação e por entender que não podemos baixar a guarda, mesmo com a queda nos números de novos casos. Pelo contrário, é o momento de buscar garantir a imunização completa”, explica a secretária municipal de saúde, Eliana Pasini.
No local, foram ofertadas a 1ª e 2ª doses ao público com idades a partir dos 12 anos, além da 3ª dose que é direcionada a qualquer pessoa que tenha tomado a segunda aplicação há no mínimo 180 dias.
Esperança Soares, de 74 anos, foi levada pelo filho para tomar a dose de reforço. “Eu moro no bairro Costa Silva e estava em busca de um dia e horário mais flexível para tomar a terceira dose”, relata a idosa.
Outro componente dessa nova fase de vacinação é o novo intervalo entre as duas aplicações que passa a ser de 28 dias para os imunizantes CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer/BioNTech.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), 331 doses de vacina contra a covid-19 foram aplicadas durante as quatro horas de evento. “O movimento foi bem diversificado. Tivemos muitas doses de reforço e até pessoas que não tinham recebido nem a primeira aplicação. Isso mostra que essa estratégia está alcançando justamente nosso foco”, explica Elizeth Gomes, gerente de imunização.
Além do Mercado Cultural, no sábado, a vacinação foi realizada no Porto Velho Shopping, Loja Maçônica Quéops 11, e mais sete unidades básicas de saúde.