Sedam disponibiliza canais de atendimento da Ouvidoria Ambiental aos rondonienses 

A Discagem Direta Gratuita (DDG), ou 0800 como é popularmente conhecida, é um serviço que possibilita ao cidadão entrar em contato com a Sedam gratuitamente, sem qualquer custo ao usuário.

Por Secom - Governo de Rondônia

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É possível denunciar crimes ambientais ao Governo de Rondônia pela internet, telefone, por e-mail e pessoalmente, através da Ouvidoria Ambiental da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam.  Um espaço para o usuário realizar reclamações, solicitações, elogios, sugestões, pedidos de informações e registro de denúncias sobre ações ilícitas ambientais, que agora retorna com o número da Discagem Direta Gratuita (0800 666 1150). 

A Discagem Direta Gratuita (DDG), ou 0800 como é popularmente conhecida, é um serviço que possibilita ao cidadão entrar em contato com a Sedam gratuitamente, sem qualquer custo ao usuário. Desta forma, um importante recurso de suporte a quem procura os serviços ofertados pela secretaria. 

A Sedam, por meio da ouvidoria ambiental, atende casos de desmatamento ilegal, queimada ilegal, poluição de rios, represamento de curso de rios, extração de recursos minerais, emissão de efluentes, garimpo e licenciamentos irregulares, dentre outras manifestações dos cidadãos.  

Esta é mais uma ação para ampliar os canais de comunicação com a população rondoniense, colocando em evidência a preocupação em promover a participação social, desta forma, contribuindo para a eficiência da gestão pública”, destacou o governador do Estado, Marcos Rocha. 

ACOMPANHAMENTO  

Para que a denúncia ou solicitação de fiscalização ambiental possa ser atendida, é necessário fornecer algumas informações de suma importância. Tais como: descrever se a manifestação é anônima ou identificada, tipo de ilícito, relatar os fatos de maneira detalhada, identificação do local denunciado (município, linha, lote, quilômetro, ponto de referência e imagens), e principalmente fornecer a coordenada geográfica do local, para que sejam gerados documentos imprescindíveis às equipes que realizam as fiscalizações in loco, consigam lograr êxito. 

De acordo com a ouvidora da Sedam, Tatiana Ribeiro de Matos, “É importante que o usuário ao registrar uma demanda, forneça o maior número de informações do local denunciado, para que as equipes fiscalizatórias consigam fazer os atendimentos das denúncias de forma mais célere”, finalizou Tatiana. 

Havendo a necessidade de vistoria/fiscalização in loco, a demanda é encaminhada para a devida área técnica ou unidade responsável pela averiguação dos fatos. 

OUVIDORIA DA SEDAM 

Para registrar denúncia na Ouvidoria da Sedam, basta acessar um dos canais de atendimento disponíveis por telefone, e-mail e pessoalmente, disponibilizados também na página inicial do site institucional da Sedam, como a plataforma FALA.BR, com horário de atendimento das 7h30 às 13h30, de segunda a sexta-feira. 

Contato: 0800 666 1150/ 32129648 

E-mail: ouvidoria@sedam.ro.gov.br 

Endereço: Avenida Farquar , 2986 – Bairro Pedrinhas Edifício Rio Cautário (Curvo 2 – 2° andar) 

Fonte: Secom - Governo de Rondônia

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