A Federação de Comércio de Bens, Serviços e Turismo – Fecomércio Rondônia – participa nesta semana do 1º Encontro Público-Privado Entre Autoridades e Empresários Bolivianos e rondonienses, realizado na cidade de Cochabamba, que tem como pauta acordos para a cooperação comercial entre os países vizinhos.
O encontro tem como foco discussões sobre oportunidades comerciais e integração através da Hidrovia Ichilo-Mamoré – cuja rotarecortará cidades bolivianas até chegar em Guayaramerín, na fronteira com o Brasil.
Entre as ações previstas para o encontro está a assinatura do acordo comercial entre a Fecomércio Rondônia e a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Cochabamba (ICAM), que pretende estimular uma integração econômica e cultural entre Brasil e Bolívia.
O Vice-Presidente da Fecomércio RO, Júlio Gasparelo, e o Presidente do ICAM, Ramon Daza, acreditam na importância desse encontro para fortalecer o comércio exterior entre as cidades bolivianas, Cochabamba e Beni, e o estado brasileiro de Rondônia.
“Existem vários produtos que Rondônia precisa e vice-versa. Está presente também neste encontro o Governo de Rondônia, que vai ajudar a fortalecer a infraestrutura para que isso seja possível”, destaca o representante da Fecomércio RO no evento, Júlio Gasparelo.
Além das entidades citadas, o Governo do Estado de Rondônia também está representada no encontro através do Superintendente de Desenvolvimento Econômico e infraestrutura – SEDI, Sérgio Gonçalves. Para ele, esse evento tem a intenção de somar forças com os dois governos – brasileiro e boliviano -no intuito de uma maior utilização da Hidrovia Ichilo – Mamoré.
“Para o estado de Rondônia é muito importante esse início de interlocução. O governo de Cochabamba tem muito interesse nas trocas comerciais com o nosso Estado e estamos dialogando sobre as possibilidades e próximos passos”, afirmou Sérgio.
Para o governador de Cochabamba, Humberto Sanchez, as negociações referentes ao intercâmbio comercial, cultural e produtivo em torno da Hidrovia Ichilo-Mamoré estão caminhando de maneira positiva e próspera.
“É uma grande alegria esse encontro de empresários de Rondônia e os cochabambinos bolivianos. Esperamos ao final do encontro chegar a alguns acordos comerciais”, comenta Sanchez.
A expectativa geral dos participantes é que este primeiro encontro público-privado entre os empresários e autoridades de Cochabamba, Beni e Rondônia possa abrir muitas oportunidades comerciais entre Bolívia e Brasil.