Em antecipação aos encontros que o governador de Rondônia, Marcos Rocha agendou para a COP-27 – Conferência das Partes, que está acontecendo desde o dia 6 e segue até 18 de novembro, foram debatidos na cidade israelense de Tel Aviv-Yafo, nesta quinta-feira (10), projetos de parceria e transferência de tecnologia para o Estado de Rondônia no evento denominado, “A Night in the Amazon” (Uma Noite na Amazônia), com objetivo de promover a piscicultura de Rondônia.
Também conhecida simplesmente por Tel Aviv, que para muitos é a capital de Israel, por conter as embaixadas de países que têm relação com o país, a cidade tem agendados, três encontros, com objetivos de impulsionar a segurança pública e ampliar relações comerciais com estímulo às exportações de Rondônia.
Com a participação do presidente da Câmara de Comércio Brasil – Israel, Renato Ochman e seu vice-presidente, Jack Magid, entre outros convidados, o evento “A Night in the Amazon”, organizado pelo governo de Rondônia e a Câmara de Comércio Brasil-Israel contou com mais de 50 convidados. “Pela primeira vez, foi realizado um evento para promover a aquicultura rondoniense, da Amazônia, nesse país deslumbrante do Oriente Médio”, pontuou o governador. Para ele, este foi um dia histórico para a internacionalização do tambaqui rondoniense.
No encontro foram servidos 23 kg de tambaqui e 2 bandas de pirarucu. As iguarias foram apresentadas a embaixadores, autoridades locais, CEO’s e stakeholders. A ideia é que após o Festival do Tambaqui, em Nova York 2022, a festividade em Israel vá impulsionar o pescado rondoniense a nível mundial. Desta forma, pretende-se mitigar eventuais empecilhos comerciais entre Rondônia e nações europeias, e assim, ampliar o comércio internacional.
O interesse para o Estado amazônico, segundo o governador é promover o conceito de que o tambaqui é o melhor peixe do mundo, e é um peixe da Amazônia. Além disso, vai articular junto a empresas e potenciais investidores de Agrotech, com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado – Sedec, para o agronegócio de Rondônia. Conjuntamente, o Estado busca participar do Pavilhão Agrotech de Israel para Rondônia Rural Show 2023 e conectar demais empresas e entidades para o Invest Rondônia.
O Estado de Rondônia permanece na liderança quanto à produção de tambaqui no Brasil, conforme a Pesquisa da Pecuária Municipal – PPM, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Em 2021, o Estado produziu 34 mil toneladas, o que corresponde a 36,7% da produção nacional. Ainda de acordo com o IBGE, no ranking de municípios, Rondônia também é destaque, tendo 14 dentre os 25 maiores produtores de tambaqui. A pesca e aquicultura sustentáveis são conectadas com a COP-27 e promovem a Economia Verde do Estado de Rondônia.