O Sistema Faperon/Senar Rondônia, em parceria com sindicatos rurais e produtores, lançou o programa “Fomenta Cacau Senar”, que tem como objetivo produzir 1 milhão de mudas de cacau por ano para revitalizar a cultura do cacau no estado, além de incentivar a produção de mudas de cacau clonal, promovendo o desenvolvimento de lavouras mais produtivas e resistentes a doenças.
O projeto visa ainda a recuperação de áreas degradadas e a revitalização do setor cacaueiro, garantindo práticas agrícolas sustentáveis e de baixo impacto ambiental.
Os produtores que aderirem ao programa receberão um kit completo de insumos, incluindo sacolinhas de polietileno, adubos, regador, telas sombrites, sementes de cacau, materiais para enxertia de mudas, material genético, hastes e adubo para plantio em cova. Também será oferecida capacitação técnica, desde a produção de mudas até a condução da cultura em campo. Além disso, serão construídos viveiros com capacidade para 1.500 a 2.000 mudas por produtor, com apoio direto do Senar Rondônia.
Como participar do programa Fomenta Cacau?
Produtores rurais interessados em fazer parte do “Fomenta Cacau” e receber os kits de insumos devem entrar em contato com os técnicos de campo do Senar Rondônia ou com o Sindicato dos Produtores Rurais de sua região. Basta solicitar sua inclusão no programa para garantir acesso aos benefícios e ao suporte técnico oferecido. (CLIQUE AQUI E CONFIRA A LISTA DE CONTATOS)
O presidente do Sistema Faperon, Hélio Dias, explica que “o Programa Fomenta Cacau representa uma estratégia vital para incentivar a cadeia produtiva do cacau em Rondônia, focando no fortalecimento dos municípios que se destacam nesta cultura. Com o apoio da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC) e da Cooperativa dos Produtores de Cacau do Estado de Rondônia (COOPCAR), o projeto terá duração de cinco anos e oferecerá aos produtores insumos e suporte técnico para a produção de mudas de cacau clonal.”
“Com essa iniciativa, o Senar Rondônia reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das comunidades rurais, promovendo práticas que impulsionam a produção agrícola, respeitam o meio ambiente e garantem o desenvolvimento econômico das famílias do campo”, destacou o superintendente do Senar Rondônia, Elmerson Lira.