O trabalho de desobstrução de bueiros, com objetivo de minimizar os pontos de alagamento em Porto Velho, continua sendo realizado pela Prefeitura em diversos pontos da cidade. Somente no mês de novembro, cerca de 30 pontos foram atendidos.
O serviço é executado pela Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb). As ações recentes aconteceram na rua Daniela com Vila Nova e também com a rua Santa Cruz; rua Santarém com Dr. Gondim, bairro Castanheira, na zona Sul da cidade; rua Barão do Rio Branco, na Praça Jonathas Pedrosa, Centro Histórico da capital; rua da Lua, bairro Areal da Floresta, zona Sul; rua Padre Chiquinho com Elias Gorayeb, bairro São Cristóvão e na Av. Rio Madeira com Tiradentes, zona Norte.
Os agentes de limpeza também atuaram em toda rede de esgoto do Mercado Central; limpeza de fossas do Mercado do Pescado, na região do Cai n’Água, e as fossas do terminal de ônibus localizado na Av. Jorge Teixeira, em frente à Policlínica Oswaldo Cruz, zona Norte.
MAIS TRABALHO
Ainda em novembro, foram desobstruídos bueiros nos seguintes locais: rua Almirante Barroso com Elias Gorayeb; José Amador dos Reis com Itatuapé; nas vias do Conjunto Marechal Rondon; na Av. 7 de setembro com Jorge Teixeira; rua Getúlio Vargas com Dom Pedro II; Guanabara com Jaci-Paraná e Paulo Leal; rua Orion; rua cecília Meireles; Elias Gorayeb com Av. Calama; Parque Circuito; Av. Calama com rua Juliana; rua Mozart; Av. Jorge Teixeira, bairro Industrial; Av. Imigrantes com Lauro Sodré; rua Manoel Laurentino com Pinheiro Machado; rua Andreia com Clara Nunes e rua Buenos Aires com Jaci-Paraná.
Município atua em ações diárias de limpeza urbana
AÇÕES DIÁRIAS
Conforme o titular da Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb), Welen Prestes, o trabalho é constante e diário. Equipes percorrem toda cidade com objetivo de identificar os pontos a serem trabalhados e executar os serviços com maior rapidez possível.
“Com base nesse levantamento, nós criamos um cronograma de ações estratégicas para dar atenção a essas demandas”, completou o secretário.
APELO
A Prefeitura reforça a colaboração dos moradores para que não joguem lixo nas vias públicas, como carcaças de móveis, eletrodomésticos e pneus, entre outros materiais inservíveis dentro dos canais que cortam a cidade.
“Esses objetos entopem o sistema de drenagem e causam alagamentos. Em razão disso, muitas casas são invadidas pela água suja, que pode até levar doenças para os moradores”, explicou o secretário.
OUTRAS AÇÕES
Na última semana, a Prefeitura realizou, ainda, a limpeza de um bueiro no cruzamento das ruas Tancredo Neves e Algodoeiro, bairro Caladinho, zona Sul. No bairro Ronaldo Aragão (zona Leste), houve mutirão de limpeza em uma praça.
As equipes executaram serviços de roço, raspagem, carpina, rastelagem e recolhimento de entulhos. Trabalho semelhante vem sendo realizado em diversas vias públicas e praças.