De acordo com o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), em reportagem de TV recente, Porto Velho está sem chuvas desde 18 de julho. Ou seja: 39 dias de seca completados nesta quinta-feira (26).
Ainda segundo o Sipam, a previsão é que as precipitações só voltem com um pouco mais de frequência a partir da 2ª quinzena de setembro em todo o estado.
Verãozão
Em entrevista a uma emissora de TV local, o meteorologista Marcelo Gama, do Sipam, disse que Rondônia está no auge do “verão amazônico”, onde os termômetros registram altas temperaturas e o clima fica mais seco.
“Em média esse período acontece entre junho e agosto. Neste momento as precipitações são muito reduzidas e ocorrem de forma muito pontual”, explicou ele.
O Sipam também divulgou que, em média, algumas regiões do estado estão há mais de 45 dias sem ver um pingo d’água cair do céu.
Refresco
Conforme boletim divulgado pelo Sipam, possiblidade de chuvas só a partir da 2ª quinzena de setembro, quando a população deve ter um clima com menos poeira e fumaça no ar.
Só aí as precipitações terão alguma regularidade, já que é o mês de transição entre as estações de seca e chuvosa.