Somente na capital, nas primeiras horas desta terça-feira(10), foram registrados 790 pontos de incêndios, distribuídos em diferentes pontos do município. Sendo que a maior parte dos focos de fogo, em torno de 184, está localizada dentro da Terra Indígena Karipuna, que fica na área entre Porto Velho e a cidade de Nova Mamoré.
Essa área vem sendo alvo de invasão de madeireiros e grileiros, situação que já foi denunciada junto aos órgãos de Justiça, pelos indígenas da região.
O município de Cujubim é o segundo de Rondônia, em números de focos de incêndio, com 251 locais pegando fogo, conforme o Monitoramento Rural. Ele faz parte das cidades rondonienses que formam o Vale do Jamari, próximo a Ariquemes. Essa região, assim como Porto Velho também sofre com invasões de madeireiros e grileiros.
Já o município de Nova Mamoré ocupa a terceira posição em número de incêndios em Rondônia. O Monitoramento Rural apurou que, nesta terça-feira(10), haviam 164 focos de queimadas nessa região. Assim como Porto Velho, Nova Mamoré também tem a ação de grupos de madeireiros e grileiros.