Uma nova ação da prefeitura de Porto Velho está causando indignação em parte da população, principalmente em pequenos ambulantes. Com a determinação do prefeito Hildon Chaves (PSDB) de limpar calçadas e vias em favor da mobilidade, o alvo agora são os pipoqueiros da capital.
Fiscais desde o inicio da semana estão recolhendo e autuando vendedores de pipoca. Já foi feita a retirada dos pipoqueiros da avenida Rio Madeira que trabalhavam há anos na frente do Porto Velho Shopping. Autônomos que atendem alunos da faculdade são Lucas foram o alvo na noite desta quinta-feira (11), com seus carrinhos sendo recolhidos.
Pipoqueiros que ficam em portas de escolas e igrejas também serão retirados de seus pontos de trabalho, segundo informações extra-oficiais. Uma fonte da prefeitura disse que pelo fato de serem “ambulantes”, o pequeno comerciante pode ficar andando ( circulando) pela cidade, mas nunca em pontos fixos.
Em contraponto, centenas de vendedores de DVDs piratas, sem nenhuma autorização de ‘vendedor ambulante’ continuam nas calçadas da capital. Nos finais de semana a avenida 7 de setembro, principal via comercial da capital fica tomada pelos ambulantes de mídia pirata e não se vê fiscais municipais pela região.