A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (23), a Operação Generous Land com o objetivo de cumprir quatro mandados de busca e apreensão, nas cidades de Pimenta Bueno e Maringá/PR, expedidos pela Justiça Federal de Vilhena.
A investigação visa desarticular grupo criminoso especializado na prática de crimes de obtenção de financiamento mediante fraude contra uma agência bancária, peculato-desvio da instituição financeira e corrupção passiva.
A apuração demonstrou que um ex-gerente do banco teria favorecido empresa, por meio de vantagens financeiras indevidas, para que a referida assistência fosse privilegiada na concessão de linha de financiamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) oferecido pela agência bancária, bem como que as propostas encaminhadas pela empresa de assistência técnica fossem aprovadas.
Além dos mandados de busca e apreensão, foram deferidas medidas cautelares diversas da prisão na representante da empresa beneficiada pelo esquema criminoso.
Diante dos fatos, os investigados poderão responder, na medida de sua participação, pelos crimes de obtenção de financiamento mediante fraude, peculato-desvio, corrupção ativa e corrupção passiva.