O período de defeso para diversas espécies de peixes termina nesta quarta-feira (15/03) em Rondônia. Segundo a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), “a caça de espécies que antes eram proibidas está voltando à atividade legal”.
A partir de agora, é possível pescar e transportar até cinco quilos de peixe ou um espécime por semana. Segundo a Sedam, podem ser pescados todos os tipos de peixes, tanto nos viveiros quanto nos afluentes do rio Guaporé, incluindo os seguintes tipos:
- Pescada comum;
- Surubim;
- Caparari;
- Pirapitinga;
- Jatuarana;
- Dourada;
- Filhote;
- Pirarara.
Pirarucu e Tambaqui
O fechamento do Pirarucu e do Tambaqui, período em que fica proibida a pesca, transporte, beneficiamento e comercialização dessas espécies, vigora em Rondônia até:
- Tambaqui – até 31 de março;
- Pirarucu – até 30 de abril.
A determinação vale para todas as bacias hidrográficas do estado, incluindo os rios: Madeira, Mamoré, Jamari, Abunã, Machado, Roosevelt e na calha principal do rio Guaporé.
- Veja também:
http://jornalrondonia1.hospedagemdesites.ws/noticias/procon-ro-ressalta-a-necessidade-da-relacao-entre-comprador-e-vendedor/
Segundo o governo de Rondônia, “quem não respeitar a legislação durante o período fechado será punido com multas que podem variar de R$ 700 a R$ 100 mil”, além da apreensão do material utilizado na atividade.