Morre Cláudio Batista Feitosa, autor do hino de Porto Velho

Morreu o cronista e membro da Academia de Letras de Rondônia (ACLER), Cláudio Batista Feitosa, autor do Hino de Porto ...

Por G1

Atualizado em:

Morre Cláudio Batista Feitosa, autor do hino de Porto Velho

Morreu o cronista e membro da Academia de Letras de Rondônia (ACLER), Cláudio Batista Feitosa, autor do Hino de Porto Velho, aos 86 anos. O escritor faleceu na noite da última quarta-feira (2), data em que se comemorou os 105 anos de Porto Velho.

O jornalista e membro da academia rondoniense de letras Lúcio Albuquerque disse que ainda não há informações sobre a causa da morte, mas reforçou que Cláudio estava doente.

O economista Anísio Gorayeb lamentou a morte do pioneiro pelas redes sociais.

“Apresentamos nossos pêsames a família desse grande pioneiro, diante da imensa dor pela perda de seu ente querido”, escreveu Gorayeb.
Nascido em 12 de agosto de 1933, Cláudio Batista Feitosa escreveu artigos, crônicas e os livros “Gente da Gente” e “Camarão Verde”.

Também por meio de comunicado, a ACLER reforçou que “o acadêmico soube ocupar de maneira positiva seu lugar na cultura rondoniense”. Cláudio deixou a esposa, Silvia Carvajal Feitosa, e quatro filhos.

Leia o hino de Porto Velho criado por Cláudio Batista Feitosa:

No Eldorado uma estrela brilha
Em meio à natureza, imortal:
Porto Velho, cidade e município,
Orgulho da Amazônia ocidental,

São os seus raios estradas perenes
Onde transitam em várias direções
O progresso do solo de Rondônia
E o alento de outras regiões.

Nascente ao calor das oficinas
Do parque da Madeira-Mamoré
Pela forja dos bravos pioneiros,
Imbuídos de coragem e de fé.

És a cabeça do estado vibrante:
És o instrumento que energia gera
Para a faina dos novos operários,
Os arquitetos de uma nova era.

No Eldorado uma estrela brilha
Em meio à natureza imortal:
Porto Velho, cidade município,
Orgulho da Amazônia ocidental.

Confira comunicados sobre a morte:

Anísio Goyareb:

CLÁUDIO BATISTA FEITOSA

Faleceu na noite dessa quarta-feira (02/10) o pioneiro e grande amigo Claudio Batista Feitosa. O destino o levou exatamente no dia do aniversário do município de Porto Velho, cujo hino é de sua autoria. Grande escritor e poeta, ele era membro da Academia de Letras de Rondônia, autor dos livros “Gente da Gente” e “Camarão Verde”, além de diversos artigos e crônicas.

Além do hino de Porto Velho, é também autor do hino da 17a Brigada de Infantaria de Selva.

Cláudio estava com 86 anos, nasceu dia 12 de agosto de 1933, e

deixa viúva a Sra. Silvia Carvajal Feitosa e deixa órfão o filhos: Ricardo, Sérgio, Sílvio e Cláudia.

Essa imagem é de 2010, quando tive a honra de entrevista-lo.

Apresentamos nossos pêsames a família desse grande pioneiro, diante da imensa dor pela perda de seu ente querido.

Descanse em paz meu Amigo.🙏🙏🙏

Academia de Letras de Rondônia (ACLER):

É com muito pesar que a Academia de Letras de Rondônia registra, e lamenta, o falecimento de seu acadêmico efetivo CLÁUDIO BATISTA FEITOSA, titular da Cadeira número 26, fato ocorrido na noite desta quarta-feira, dia 2 de outubro.

Escritor autor de romance com premiação nacional e dos hinos de Porto Velho, da Polícia Militar, da Base Aérea e da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, o acadêmico soube ocupar de maneira positiva seu lugar na cultura rondoniense.

À senhora Sílvia Carvajal Feitosa, esposa, aos filhos Ricardo, Sérgio, Sílvio e Cláudia, aos netos e demais familiares, os mais sinceros sentimentos e a solidariedade da ACLER pela perda irreparável.

Assembleia Legislativa de Rondônia:

Foi com tristeza que recebemos a notícia do falecimento do Sr. Cláudio Batista Feitosa, aos 86 anos de idade, na quarta-feira, dia 02 de outubro. Cláudio Feitosa, como é conhecido, é o autor do Hino do Município de Porto Velho. Cronista e escritor, membro da Academia de Letras de Rondônia – ACLER e Membro da Academia de Letras Maçônica do Estado de Rondônia.

O escritor, o cronista, de permanente atuação na vida cultural de Rondônia, Cláudio Feitosa, deixa uma grande contribuição de homem público de cultura ao seu povo e certamente foi uma personalidade de grande relevância na cidade de Porto Velho

Aos familiares e amigos do Sr. Cláudio Feitosa, nossos profundos sentimentos, rogando a Deus que conforte seus corações.

Porto Velho, 03 de outubro de 2019

Jean Oliveira

Deputado Estadual / RO

Fonte: G1

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.