O trecho de 686,7 quilômetros da BR-364, entre Porto Velho e Vilhena, em Rondônia, inicia uma nova fase com a concessão à iniciativa privada e a adoção de um sistema moderno de pedágio. A rodovia, fundamental para o escoamento da produção agrícola do estado, contará com o modelo free flow, que dispensa cabines físicas e permite a passagem livre de veículos, com cobrança eletrônica automática.
A informação foi confirmada pelo CEO da Concessionária Nova 364, Wagner Martins, em entrevista à Rede Amazônica. Segundo ele, o novo sistema tem como objetivo evitar congestionamentos e promover fluidez no tráfego.
“Hoje em dia existe um sistema chamado free flow. Eles são pórticos que não têm cabines de pedágio. Com isso, você não estrangula o tráfego”, explicou.
O sistema utilizará pórticos com câmeras que identificam automaticamente os veículos. Aqueles que utilizam tags como o Sem Parar passarão normalmente e terão o valor debitado automaticamente. Já os motoristas sem o dispositivo serão identificados pelas placas, e a cobrança será enviada por e-mail ou WhatsApp, com possibilidade de pagamento imediato ou em até sete dias.
A tarifa será de R$ 0,19 por quilômetro rodado, variando de acordo com a quantidade de eixos do veículo e a distância percorrida entre os pontos de cobrança. O valor final será calculado com base nessa fórmula.
Obras emergenciais já em andamento
Mesmo antes da assinatura oficial do contrato, prevista para o dia 18 de julho, a concessionária já iniciou as obras emergenciais no trecho. Os serviços incluem tapa-buracos, roçagem, revitalização de pontos críticos e reforço na sinalização vertical e horizontal.
Wagner Martins explicou que essas ações iniciais têm o objetivo de melhorar a segurança dos motoristas enquanto as etapas principais do projeto são estruturadas. A estimativa é que cerca de 500 empregos diretos e indiretos sejam gerados neste período.
Além disso, a empresa planeja instalar 14 bases de atendimento médico ao longo da rodovia, com profissionais de saúde disponíveis para casos de emergência. Também serão oferecidos serviços de guincho e suporte veicular, acionáveis por meio de canais digitais que serão divulgados à população.
Investimentos em modernização e segurança
O trecho concedido, chamado de Rota Agro Norte, foi arrematado pelo consórcio 4UM Opportunity — único participante do leilão realizado no fim de junho. O grupo é formado pela empresa 4UM Investimentos (antiga J. Malucelli) e o banco Opportunity, e venceu a disputa com um desconto de 0,05% na tarifa básica do pedágio.
A concessão prevê uma série de obras estruturantes, com foco na modernização da via e aumento da segurança. Entre os principais projetos estão a duplicação de 135 quilômetros da rodovia, a construção de terceira faixa em cerca de 200 quilômetros, além da instalação de passarelas e melhorias nos acessos aos municípios.
A BR-364 é considerada estratégica para o desenvolvimento regional. Ela atravessa 10 municípios de Rondônia e conecta-se com a hidrovia do Rio Madeira, por onde é escoada grande parte da produção do estado e do sul do Mato Grosso em direção aos portos de Porto Velho.
“A rodovia é uma espinha dorsal para o estado. Vamos trazer uma rodovia moderna e segura para os usuários, que é tão importante para a economia local”, afirmou Wagner Martins.
Com a implantação do sistema free flow, as obras de duplicação e os investimentos em infraestrutura e atendimento ao usuário, a BR-364 entra em uma nova fase de modernização. A expectativa é que a concessão resulte em uma rodovia mais eficiente, segura e adaptada às necessidades logísticas e econômicas de Rondônia.
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Imagem: Reprodução