Aos 14 anos, o estudante Renan Marcos Magalhães, de Sinop (500 Km de Cuiabá), dá um exemplo de solidariedade. É ideia dele, a campanha “Caderno Solidário”, que visa arrecadar cadernos usados, mas que ainda possuem folhas em branco. Com apoio da gráfica do pai, ele as encaderna para doação.
A campanha surgiu, quando ao chegar o período da compras de materiais, pensou sobre o rito dos cadernos novos. Mas, logo veio à mente, que muitas crianças não têm o mesmo privilégio de ter material novinho em folha.
“E aí eu percebi que tinha muitos cadernos com folhas sobrando. Juntei as folhas e encadernei os meus. Foi assim que tive a ideia”, explica o jovem. Orgulhoso, o pai do garoto, que é empresário, deu todo o apoio, colocando a gráfica da família à disposição do projeto.
“Mas, além dos cadernos grandes e pequenos, estamos tentando recolher também, lápis, borracha, lápis de cor e outros materiais de papelaria. Tudo será doado!”, conta.
E assim, o jovem faz um apelo: “vocês que têm cadernos em casa sobrando, molas e até mesmo capas, por favor tragam para nós. Estaremos reformando e transformando em novos para as crianças que não têm condições de comprar”, pede Renan.
Já para as famílias que precisam do material, é preciso que os pais se apresentem no mesmo endereço com o documento dos filhos. O projeto não tem data para encerrar. O sucesso, depende da colaboração da sociedade.
Gostaria de saber como entrar em contato com o guri para fazer doação de cadernos, tenho alguns para doar. Obrigada