Após 15 dias de paralisação, devido à prolongada estiagem que afetou o rio Madeira, a Hidrelétrica Santo Antônio retoma suas operações com sucesso. Na noite desta segunda-feira (16), a empresa anunciou o reinício das atividades, trazendo alívio para a região.
No início deste período, a Santo Antônio Energia tomou a decisão responsável de desligar a usina devido ao recorde de baixa vazão do rio Madeira. Esse desligamento visou preservar a integridade das unidades geradoras da hidrelétrica e garantir a segurança do sistema elétrico.
Nesta segunda-feira, as boas notícias chegaram, uma vez que o rio Madeira começou a apresentar um aumento em seu nível de água. A empresa explicou: “Considerando o incremento da vazão do rio Madeira nos últimos dias, os limites operacionais da Hidrelétrica Santo Antônio foram restabelecidos. Em estreita coordenação com o Operador Nacional do Sistema Elétrico, a usina retomou suas operações”. Neste momento, a usina já está operando com três turbinas, gerando cerca de 210 Megawatts médios.
Esse restabelecimento das operações é um importante passo para garantir o abastecimento de energia na região e demonstra a capacidade de adaptação da empresa diante de desafios climáticos.