O Governo de Rondônia publicou nesta segunda-feira (21) um decreto que estabelece luto oficial de sete dias em todo o estado em sinal de profundo pesar pelo falecimento de Sua Santidade, o Papa Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio. A medida, assinada pelo governador, entra em vigor na data de sua publicação.
O decreto tem como base o artigo 65, inciso V, da Constituição do Estado de Rondônia, e presta homenagem ao líder máximo da Igreja Católica, que faleceu no Vaticano, aos 88 anos, após complicações de saúde.
“O Governo do Estado manifesta seu respeito a todos os cristãos católicos rondonienses, que encontram no Papa Francisco um símbolo de fé, esperança e compromisso com os mais humildes”, diz o texto.
A morte do Papa Francisco gerou comoção em diversas partes do mundo, especialmente na América Latina, onde sua trajetória como o primeiro papa latino-americano foi marcada por discursos em favor da justiça social, da paz e da inclusão.
Durante o período de luto oficial, os órgãos estaduais funcionarão normalmente, mas as bandeiras devem permanecer hasteadas a meio mastro em todas as repartições públicas como sinal de respeito e reverência.
O decreto foi publicado oficialmente nesta segunda-feira, 21 de abril de 2025, data que marca também o 204º ano da Independência do Brasil e o 137º da Proclamação da República.