PUBLICIDADE

Governo de RO recebe homenagem pela atuação na educação e ciência

Governo de Rondônia é reconhecido por suas ações em educação e pesquisa, com destaque para os investimentos em inovação e parcerias com instituições de ensino superior

Por Secom - Governo de Rondônia

Publicado em:

PUBLICIDADE

A transformação de vidas que o governo de Rondônia está promovendo no estado com ações estratégicas e inovadoras em educação e ciência, rendeu ao governo do estado a comenda ‘‘Unama 50 anos’’, na cerimônia realizada na noite de segunda-feira (10), em Porto Velho, por uma instituição de ensino superior. A honraria foi recebida pelo presidente da Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa (Fapero), Paulo Haddad, que também foi evidenciado na cerimônia pela qualidade da atuação em apoio a pesquisas no estado.

Representando o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o presidente da Fapero destacou a honra pela homenagem e pontuou que Rondônia possui um ambiente educacional e de pesquisa que apresenta ideias e oportunidades, com investimentos realizados pelo governo, e também por instituições parceiras no desenvolvimento do estado, como é o caso da instituição de ensino superior.

“A instituição de ensino superior tem uma história muito bonita e rica que se entrelaça com Rondônia, dando oportunidade para que as pessoas se desenvolvam, que é algo preconizado pelo governo de Rondônia; fazer do estado um lugar melhor para se viver e trabalhar. O governo de Rondônia acredita no desenvolvimento através do conhecimento, e cada vez mais tem investido em pesquisas que nos levem a inovações que melhorem cada vez mais a vida dos rondonienses”, frisou Paulo Haddad.

Rondônia possui um ambiente educacional e de pesquisa que apresenta ideias e oportunidades

A reitora da instituição de ensino superior, Maria Betânia de Carvalho Fidalgo Arroyo, enfatizou que foi com muita emoção que a Universidade, depois de percorrer outros estados amazônicos, finalizou a comemoração dos 50 anos em Rondônia pelo que o estado representa para a instituição.” Não poderia ser em outro local, pois o fundador, dr. Janguiê, tem um carinho especial por esse estado, pois morou aqui, e é um estado que nos acolheu há 10 anos. E a ideia desse evento foi agradecer ao governo de Rondônia e às entidades que nos impulsionaram a chegar até aqui com qualidade. Obrigada, Rondônia.”

O diretor da instituição de ensino superior em Porto Velho, Alexandre Porto, reconheceu o engajamento do governo em apoiar quem deseja o progresso do estado.” Essa comenda é uma forma de agradecer ao apoio que sempre tivemos do governo de Rondônia, na pessoa do governador Marcos Rocha, que sabe o valor da educação, e nada mais justo do que homenageá-lo por ter apoiado não só a Unama, mas o estado como um todo, empreendendo em diversas ações que melhoram a qualidade de vida dos rondonienses.”

Presidente da Fapero destaca investimentos do governo em pesquisa e inovações
Presidente da Fapero destaca investimentos do governo em pesquisa e inovações
Ensino 

A instituição de ensino superior completou 50 anos de existência no ano de 2024. No Brasil, tem sede em Belém (PA), e está também, em Ananindeua (PA), Santarém (PA), Castanhal (PA), Rio Branco (AC), Macapá (AP), Boa Vista (RR) e Porto Velho (RO). Na Capital de Rondônia, está presente há 10 anos e atualmente encontra-se com mais de mil alunos matriculados em diversos cursos presenciais e em Educação à Distância (EaD).

Autoridades do estado foram homenageadas pela contribuição conjunto para o progresso de Rondônia

A reitora da instituição de ensino superior defendeu ainda,  durante a cerimônia, que a ciência e todas as formas de conhecimento à disposição na Amazônia são essenciais para superar os desafios da região. “Vamos conseguir, assim, mostrar para o mundo que a crise não é climática, mas do modelo de desenvolvimento que não nos respeita, e que temos conhecimento suficiente na nossa região para resolver todos os problemas enfrentados. Estamos prontos para construir os próximos 50 anos e que o mundo diga: tudo começa pela Amazônia”, enfatizou.

Homenagens

Também foram homenageadas com a comenda outras autoridades do estado, contemplando a Prefeitura de Porto Velho, Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Rondônia (OAB/RO), Tribunal de Justiça do Estado (TJRO) e a Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia  (ALERO).

Fonte: Secom - Governo de Rondônia

PUBLICIDADE